Já esticou o braço para ler letras pequenas ou sentiu a visão turva ao tentar ver ao perto? Normalmente é sinal que se chegou à meia idade, mas pode acontecer antes, principalmente em quem passa muito tempo com os olhos postos em ecrãs.

Caso a reposta tenha sido positiva, é possível que sofra de presbiopia, também chamada de “vista cansada”, o que faz parte do processo de envelhecimento natural do corpo – ou seja, vai acontecer com todos nós. Os músculos ciliares, que controlam a “lente” dos olhos – o cristalino – e o foco da visão, passam a funcionar com menos eficácia e a nitidez das imagens fica prejudicada.

A utilização de medicamentos anti-histamínicos, antidepressivos, uma dieta desequilibrada e quadros de anemia, diabetes, esclerose múltipla ou doenças cardiovasculares também podem aumentar as hipóteses de sofrer de presbiopia precoce.

A boa notícia é que o tratamento é simples e consiste na utilização de óculos ou lentes que ajudam os olhos a encontrar o foco mais rapidamente. Para diagnosticar e tratar a doença, consulte um oftalmologista e aposte em lentes que protejam os olhos da radiação UV, como as Transitions.

Comentários

comentários