A visão é o mais importante dos nossos cinco sentidos. É fulcral para a qualidade de vida e ajustada adequação a várias situações com que nos confrontamos no dia-a-dia.

A perda de saúde ocular causa inevitavelmente diversos transtornos. Melhor do que remediar é mesmo prevenir.

No local de trabalho

  • Regule o brilho e o contraste do monitor. Assim, torna-o menos “agressivo” para os seus olhos;
  • A distância entre o monitor e os olhos deve ser de 60cm a 70cm, aproximadamente;
  • O monitor não deve ficar de frente para locais com muita luminosidade, como por exemplo, uma janela;
  • Evite “trabalhar em negativo”, ou seja, trabalhar num processador de texto com fundo preto e as letras a branco;
  • Regule sempre o ecrã com o máximo de contraste e não de luminosidade.

Em Casa

  • Deve procurar colocar a televisão a uma distância adequada em função da sua dimensão e manter luz ambiente sem muita intensidade;
  • É conveniente ter uma boa iluminação (natural ou artificial) quando estiver a ler ou a fazer alguma tarefa que exija uma minuciosa atenção e percepção visual;
  • Deve descansar os olhos olhando para o infinito por um período mínimo de 5 a 10 minutos a cada hora de trabalho em frente ao computador.

Na Rua

  • Uso de óculos de sol, com lentes oftálmicas com protecção mínima de 50% de coloração e com filtros ultravioleta;
  • Ao escolher os óculos preocupe-se em saber se a protecção dos raios UV se encontra entre os 99 a 100%.

Na Estrada

  • Em viagem descanse a cada 2 horas seguidas de condução.

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